• Barnabitas

4º dia da novena - Família



Tema: Tratem a todos como irmãos da mesma família”.


CANTO:

Somos Senhor, agraciados pelo dom de teu amor

Somos Senhor, iluminados pela tua luz.

Com os anjos estamos aqui, pra dizer-te que és nosso Rei

Jesus nosso Deus e Pastor, tu és Senhor!


ANIMADOR:

I. Breve biografia

Ele é batizado com o nome de Antônio Maria. Com os olhos voltados para o futuro, os dois pais veem um novo horizonte aparecer aquele dia, que ilumina o futuro da família. O pequeno Antônio Maria tinha apenas 27 meses quando seu pai Lazaro morreu. A sua mãe Antônia, uma mulher inteligente e experiente, viúva 18 anos, dedicou-se com trabalho e exemplo à educação do filho, como era costume numa família nobre. As poucas pistas que temos são suficientes para delinear o perfil espiritual, religioso e cultural do jovem, sob o cuidado amoroso da mãe.

TODOS: (II. Lectio Pauli)

Da carta de São Paulo aos Efésios (6, 1-4)

"Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor."

III. Dos Escritos

1º LEITOR:

Carta VII

Comprometam-se com atitudes de humildade e de simplicidade e não procurem a própria vontade, mas a de Cristo em vocês, pois assim se sentirão mais facilmente pertencentes a Ele (Rm.13,14). Desse modo, vocês fugirão da rotina e satisfarão o desejo de Frei Batista (nosso santo pai) que, como vocês se lembram, queria que fôssemos plantas e colunas de renovação do fervor cristão (Ef.3,4 / 4,23). Se vocês soubessem quantas promessas de renovação foram feitas a tantos santos e santas! E todas elas vão acontecer nos filhos e filhas de nosso pai, a não ser que Cristo quisesse enganá-los, o que Ele nunca vai fazer, pois é fiel cumpridor de sua Palavra. Ó querido pai, você suou e sofreu e nós recebemos os frutos, você carregou a cruz e nós descansamos demais! Pois agora, nós faremos crescer os seus frutos e os nossos também, aceitando e carregando a cruz. [10711]


2º LEITOR:

Sermão IV

Os pais de família, em sua casa, também têm autoridade, por isso, devem ser respeitados. Por causa desse mandamento, você tem a obrigação de cuidar dos que trabalham na sua casa. Dizia Paulo: "Se alguém não cuida dos seus e principalmente dos que são de sua própria casa, esse renegou a fé e é pior do que um incrédulo" (1Tm.5,8). Caríssimo, olhe só aquele homem rico: depois que foi para o inferno, tinha cuidado com os seus irmãos, para que não sofresse mais do que já estava sofrendo e dizia a Abraão: "Manda Lázaro..." (Lc.16,24). E você, verifique se está cuidando direito de todos os homens com uma boa palavra, com exemplos de vida e com gestos concretos, porque Deus impõe, a cada um, deveres para com o seu próximo, principalmente para com os que estão aos seus cuidados e, mais ainda, para com os jovens. [20433, 20435]


3º LEITOR:

Constituições VII

Recebam os de fora, cuidem deles e os orientem com bondade e alegria, sejam ou não da nossa Congregação. Na vivência cotidiana, tratem a todos como irmãos da mesma família. [30705]

CANTO:

De Tua Casa fazemos um lar; de Tua mesa formamos

um altar; e nós trazemos com nossos anseios;

Nossos afetos com nossos bens.

No pão e vinho que apresentamos, nós colocamos o

nosso amor. No pão e vinho que oferecemos

depositamos nosso coração.

Em Tua mesa nós vimos depor,

nossa alegria e nosso labor, e nós trocamos os nossos presentes

nossas pobrezas com os divinos dons.


MEDITAÇÃO

a.

b.

c.


Preces

Caríssimos Só Deus é bom e só Ele pode converter os corações. irmãos e irmãs: Peçamos-Lhe por nós mesmos e pela Igreja e por todos os homens da terra, dizendo (ou: cantando), humildemente:

R. Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio.

Ou: Ouvi-nos, Senhor.

Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo.

1. Pelos cristãos que se uniram em matrimónio, para que manifestem, no seu modo de viver, o mistério do amor de Cristo pela Igreja, oremos.

2. Pelos esposos que permanecem fiéis um ao outro, pelos que renovam dia a dia o seu amor e pelos que o deixaram arrefecer ou o perderam, oremos.

3. Pelas famílias de toda a terra e seus problemas, pelos homens que vivem como insensatos e pelos que procuram a Deus com inteligência, oremos.

4. Pelos jovens que se preparam para o matrimónio, pelos esposos separados e seus filhos e pelos casais que são sinal do amor de Cristo, oremos.

5. Por todos os nossos parentes e amigos, para que tenham saúde do corpo e da alma e vivam sempre segundo a vontade de Deus, oremos.

6. Por todos os casais da nossa comunidade (paroquial), para que as esposas sejam o encanto dos seus lares e os maridos as amem como Cristo amou a Igreja, oremos.

Oração

Deus de misericórdia, que nos fortaleceis com o exemplo e a proteção dos vossos Santos para avançarmos no caminho da salvação, humildemente Vos pedimos que, recordando a Santo Antônio Maria Zaccaria, imitemos as suas virtudes para chegarmos à glória do vosso reino. Por Nosso Senhor.

Canto Final:

Somos Senhor, santificados pelo dom da nossa fé

Somos Senhor, purificados pelo teu perdão.

Com os anjos estamos aqui, pra dizer-te que és nosso Rei

Jesus nosso Deus e Pastor, tu és Senhor!

5 visualizações

Clérigos Regulares de São Paulo

© 2018 por CRSP.  Província Norte do Brasil - BARNABITAS

Santo Antõnio Maria Zaccaria

1533-2018 >> 420 Anos a Serviço da Igreja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now