• Barnabitas

2º dia da Novena Zaccariana - Vocação

Tema: “Não sejam inferiores à vocação para a qual foram chamados”.


Canto: Abertos a um futuro de esperança - Bruno Mª Barbosa, CRSP e Pe. José Mª Carvajal, CRSP.

Abertos a um futuro de esperança

somos todos convidados

novamente a resgatar

Neste mundo atual


De volta aos bons costumes

Avante filhos de São Paulo

Dispostos a proclamar

Aos gentios anunciar

O evangelho do Senhor.


Abertos à ação

Do Espírito em nós

Anunciando com ardor

A viveza espiritual

Com alegria e caridade.


ANIMADOR:

I. Breve biografia

A resposta vocacional do jovem médico

O jovem médico Antônio Maria Zaccaria amadurece a sua vocação ao sacerdócio nos anos da sua atividade pastoral como leigo (1525-1528), como lógico efeito dos princípios morais aprendidos e assimilados em Padova. Se dedicou sobretudo no ano 1528 ao estudo da Teologia. Ele estava crescendo nas decisões fundamentais para a sua vida futura. Tinha uma notável formação de cultura teológica, bíblica, patrística, ascética e Paulina. Com 26 anos compridos, é sacerdote em eterno!

TODOS: (II. Lectio Pauli)

Da carta de Paulo aos Efésios (4, 11-13)

11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

III. Dos Escritos

1º LEITOR:

Carta VII

Filhos e plantas de Paulo, alarguem os seus corações (2Cor.6,13), pois quem os plantou e ainda planta, tem o coração maior e mais aberto que o mar e não sejam inferiores à vocação para a qual foram chamados (Ef.4,1). Se vocês quiserem, serão, desde já herdeiros e filhos legítimos do nosso santo pai e dos grandes santos e o Cristo Crucificado estenderá suas mãos sobre vocês. [10712]


2º LEITOR:

Sermão VII

“A nossa vocação nos pede que não fujamos dos sofrimentos pelos quais eles passaram, suportando estas provações que vêm experimentar se somos fortes. E olha que o nosso sofrimento é muito menor que o deles”. [20711]


3º LEITOR:

Constituições XVIII

É preciso que você seja homem de grande e reta intenção. Quem não tiver boa vontade e reta intenção, será incapaz de reformar os bons costumes. E quem tiver apenas bondade natural e reta intenção, não poderia reformar os costumes; nem que tivesse bondade gratuita e reta intenção, mas não tivesse intenção sumamente boa e perfeita. [31816]

Canto para meditar: Clérigo Regular de São Paulo - Pe. Francisco Mª Cavalcante, CRSP.

Aqui estou Senhor,

venho consagrar-me a Ti

Já não sou eu quem vivo és

Tu que vives em mim (Gl 2, 20)


Sou Clérigo Regular de São Paulo

ai de mim se não evangelizar (1 Cor 9, 16)

Sei que contigo tudo posso,

pois Tu me fortaleces (Fl 4, 13)

Alçarei voo rumo ao

infinito, vitórias alcançarei


Caminharei pelos caminhos

que grandes homens caminharam

Banhado pela tua misericórdia,

com retidão escreverei minha história


Diligente como a Mãe da Divina Providência

Audaz como São Paulo,

Humilde como Antônio Maria Zaccaria,

Decidido como Santo

Alexandre Sauli,

Corajoso como São Francisco Maria Bianchi.

Teu servo fiel quero ser.


Em dias de deserto

tua misericórdia me sustentará

Em dias de frio teu amor

vai me aquecer

Em momentos de dúvida

tu serás minha estrela guia

Em tempos de solidão

tu serás meu amigo fiel.


IV: Meditação

a. Após o homem responder o chamado de Deus com o sim, significa dizer que está disposto a ser enviado a qualquer parte segundo o coração de quem o chamou. Por isso a abertura é de extrema relevância, pois, possibilita a se envolver na cultura do próximo. Nesse sentido, por qual motivo o vocacionado deve se sentir responsável consoante a missão confiada?


b. Na história dos Barnabitas sempre a vocação dos candidatos ao sacerdócio foram provadas, Santo Alexandre Sauli, é um exemplo de vocação e que necessitou passar por uma humilhação, mas a vontade era tão grande em ser um filho da consolação que se despiu das vestes de nobre e pegou uma cruz e foi anunciar o reino. Por isso que a vocação é comprovada se de fato aquele chamado é cheio de fogo e luz ou simplesmente fogo de palha. Segundo o fundador a vocação deve ser prajudada ou provada diante das tribulações? Por que?

c. Não obstante, fazer caridade tem que possuir uma potência de perfeição, pois, não basta somente permanecer naquele degrau de caridade se o ato não foi executado por um objetivo de autêntico cuidado. Dessa maneira, como o BEM é praticado num era de tecnológica é interesseira ou é amor?

V. Preces

Irmãs e irmãos: Oremos juntos ao Pai para que nos ensine a sabedoria da cruz do seu Filho e a caridade para com todo o homem que sofre, dizendo (ou: cantando): R. Senhor, venha a nós o vosso reino.

Ou: Escutai, Senhor, a nossa oração.

Ou: Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo.

1. Por todos aqueles que Deus abençoou e escolheu, e pelos que chamou à fé e marcou pelo Espírito, para que sejam santos e irrepreensíveis na sua presença, oremos.

2. Pelos que não encontram sentido para a vida, para que as palavras e o testemunho de Cristo os iluminem na procura da verdade, oremos.

3. Para que Deus faça com que muitos jovens deixem pais, irmãos, terras e tudo o mais, por causa de Jesus e do Evangelho, oremos.

4. Por todos os países de missão, pelos missionários que levam ao longe a Boa Nova e pelos cristãos que oram sem desânimo, oremos.

Oração

Deus de infinita misericórdia, que resumistes todos os mandamentos celestes no vosso amor e no amor do próximo, concedei-nos que, praticando as obras de caridade, a exemplo de Santo Antônio Maria Zaccaria, mereçamos ser contados entre os eleitos do vosso reino. Por Nosso Senhor.


FINAL: Abertos a um futuro de esperança - Bruno Mª Barbosa, CRSP e Pe. José Mª Carvajal, CRSP.

Abertos a um futuro de esperança

somos todos convidados

novamente a resgatar

Neste mundo atual.


A palavra do Senhor

Celebramos na vida

Somos igreja em comunhão

Caminhando na esperança

Rumo a nossa vocação.


Animados do fervor

Venceremos a tibieza

Com a força do amor

A eucaristia alimenta

Nossa família em comunhão.

13 visualizações

Clérigos Regulares de São Paulo

© 2018 por CRSP.  Província Norte do Brasil - BARNABITAS

Santo Antõnio Maria Zaccaria

1533-2018 >> 420 Anos a Serviço da Igreja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now