Quem Somos

A Congregação dos Barnabitas foi fundada por três homens: Santo Antônio M. Zaccaria (1502-1539), médico e sacerdote; Venerável Bartolomeu Ferrari (1493-1544), tabelião e sacerdote; Venerável Tiago Antônio Morigia (1493-1546), arquiteto e sacerdote. Apesar de Antônio Maria ser o mais novo dos três, sempre foi considerado o Fundador, por causa de seu espírito vivo, de sua iniciativa e de sua firmeza de atitudes.

 

Segundo as palavras do próprio fundador, Santo Antônio Maria Zaccaria, somos “plantas e colunas da renovação do fervor cristão”. 

 

Vivemos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, e na humildade, servimos ao povo de Deus conforme o espírito do Apóstolo São Paulo (somos a primeira congregação na história da Igreja a ter São Paulo como patrono). De fato nosso fundador, movido de admiração e amor para com São Paulo, deixou como herança a seus filhos e filhas (Irmãs Angélicas) o espírito deste grande Apóstolo, apresentado por ele como pai e guia.

 

O nosso nome oficial é Clérigos Regulares de São Paulo: Clérigos, porque viemos das fileiras do clero diocesano de Milão;Regulares, porque vivemos em comunidade, seguimos a mesma regra de vida e professamos os votos de pobreza, castidade e obediência; de São Paulo, porque temos o Apóstolo como pai da congregação, como modelo e guia espiritual. 

 

Logo no início de nossa história, o povo de Milão chamou os primeiros padres de “Barnabitas”, porque, na primeira comunidade onde moraram, a igreja era dedicada aos apóstolos Paulo e Barnabé. E, até hoje, somos assim conhecidos.

E nossa família religiosa ainda tem mais dois ramos: as Irmãs Angélicas de São Paulo e o movimento Leigos de São Paulo.

Carisma e Espiritualidade

  É bom não confundirmos carisma (identidade) com missão (o que nós fazemos na Igreja). O carisma dos Barnabitas, nossa identidade, é o da REFORMA (assim o chamava Santo Antônio Maria Zaccaria). Hoje, poderíamos chamá-lo de FIRME E CONSTANTE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL.

         

O que caracteriza esse carisma?

 

       Santo Antônio Maria Zaccaria diz que a verdadeira finalidade da REFORMA revela-se nisto: “que procuremos tão somente a pura honra de Cristo, a pura utilidade do próximo, o puro desprezo de nós mesmos e só injúrias...” (Constituições 16).

 

          Você, certamente, estranhou a última parte: “o puro desprezo de nós mesmos e só injúrias”. Entenda de uma maneira diferente, própria dos nossos tempos: é preciso cuidar de si, cultivar a sua pessoa, descobrindo e ampliando as qualidades e identificando e diminuindo os defeitos.              Você percebeu que nosso carisma nada mais é do que a vivência dos grandes Mandamentos que Jesus nos indicou? Não? Então: honra de Jesus Cristo  (amar a Deus sobre todas as coisas), utilidade do próximo (amar ao próximo...), cuidar de si (como a nós mesmos)!       

 

        Para viver esse carisma, vamos indicar aspectos importantes da nossa espiritualidade. Santo Antônio Maria Zaccaria foi um estudioso da Sagrada Escritura, especialmente das Cartas de São Paulo. Por isso, a sua espiritualidade, que também nos motiva, é a espiritualidade bíblica, especialmente, a do Apóstolo São Paulo. Nós, Barnabitas, somos então chamados os "filhos de São Paulo", primeira congregação da Igreja a ter São Paulo Apóstolo como patrono.

 

 

A Espiritualidade de Santo Antônio Maria Zaccaria e dos Barnabitas

 

"Procurar tão somente a pura honra de Cristo Amar a Deus sobre todas as coisas" (SAMZ).

Clérigos Regulares de São Paulo

© 2018 por CRSP.  Província Norte do Brasil - BARNABITAS

Santo Antõnio Maria Zaccaria

1533-2018 >> 420 Anos a Serviço da Igreja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now